Thursday, 30 August 2012

Para quem não leu, aqui está o artigo da Time Out Lisboa & Algarve, do passado dia 22, sobre o STREETICS.



Tuesday, 28 August 2012

10,27 é a pontuação média das ruas classificadas até ao momento em Coimbra. A Avenida Mendes Silva com 14,00 pontos aparece em primeiro lugar essencialmente devido à existência de espaços verdes que permitem praticar exercício em segurança, e também devido a uma oferta completa ao nível comercial e de serviços.

Sunday, 26 August 2012

Na cidade de Braga, a Avenida Robert Smith é a rua melhor classificada, até ao presente, com 13,25 pontos. E para si, qual é a melhor rua para morar na cidade dos arcebispos ?

Saturday, 25 August 2012

Na cidade do Porto, a Alameda Eça de Queiroz, com 15,08 pontos, é actualmente a rua melhor cotada. Destaca-se ao nível dos espaços verdes, e pela possibilidade de fazer exercício em segurança, factores cada vez mais valorizados. A facilidade em estacionar e o ambiente são dois motivos adicionais que a tornam atractiva para quem procura uma nova  casa.

Friday, 24 August 2012

O que significa para si o termo "qualidade de vida" numa cidade ? Gostariamos de saber a opinião dos nossos leitores, certos de que há quem prefira o movimento da Avenida de Roma, há quem prefira a calma e o glamour da zona da Lapa, há quem prefira estar ao pé de um jardim, e há quem prefira uma rua sem carros.

Wednesday, 22 August 2012

O STREETICS está em destaque na edição de hoje da Time Out (Lisboa & Algarve) !

Tuesday, 21 August 2012

9.07 é a classificação média das 1983 ruas avaliadas na cidade de Lisboa, numa amplitude que varia entre os 5.50 atribuídos à Rua da Praia de Pedrouços e os 15.25 atribuídos à Avenida António Augusto de Aguiar e ao Campo Pequeno.

Ao nível dos parâmetros, destaque para o Risco de Inundação (18.75), o que revela uma ausência de risco em quase toda a cidade, e para os Transportes (13.35), reflexo da abrangência que a rede de transportes actualmente possui.

Em termos negativos salientamos as Áreas Verdes (3.88), o que revela uma clara necessidade de implementar medidas que contrariem este valor, nomeadamente a plantação de árvores nas inúmeras ruas que não as possuem. É um factor fundamental para melhorar a qualidade de vida, e o estado de saúde geral dos seus habitantes. O Estacionamento (6.28) é também um dos graves problemas da cidade, sendo que na maioria das ruas é difícil estacionar um veículo especialmente ao final do dia, sendo um motivo que retrai as pessoas na escolha de um local para viver. A prática de Exercício Seguro (5.14) ainda é difícil em Lisboa, sendo poucos os locais onde tal é possível. Actualmente a atractividade de uma cidade também se promove por este meio, sendo fundamental criar mais espaços destinados ao lazer, e dotar as áreas residenciais de medidas (Zona 30 e Zona 20) que permitam que os moradores possam praticar exercício em segurança.

Monday, 20 August 2012

How I Fell for Lisbon

"(...) Wandering is what I relish most in a place that I’m still learning, and Lisbon encourages it, because it doesn’t come with the long inventory of must-see museums and must-photograph monuments that so many of its European peers do. There’s no equivalent of Madrid’s Prado, though I do recommend the Tile Museum, dedicated to the decorative fillip that makes the city so distinctive. There’s no religious structure as visually iconic as Florence’s Duomo, though you should treat yourself to the Jerónimos Monastery in Belém, just outside the center. It’s a fascinating example of a peculiarly ornate, late-Gothic style of Portuguese architecture known as Manueline.
While the sort of checklist you carry in Venice or Berlin can be thrilling, it can also be oppressive, a gilded prison of obligations. In Lisbon I have freedom. I can sprint into a random cafe to wait out a sudden downpour, discover that I like the progressive English folk music (Fink) pouring gently from the speakers, learn that the house white wine is utterly drinkable and just 2 euros a glass, and decide to stay for an aimless hour. This is what happened 15 minutes after I left the Church of São Miguel, which sits on a round plaza with a single thick palm tree in the center, and this is the true meaning of vacation.
IN Lisbon it occurred to me that maybe our favorite places are simply those in which our expectations are routinely exceeded, happenstance cuts in our favor, and it doesn’t matter which fork in the road we take. It leads somewhere we’re happy to be. (...)"

New York Times, by Frank Bruni
Published : May 25, 2012

Friday, 17 August 2012

Almost 60 % of Copenhageners are able  to walk to a natural area within 15 minutes, and the average resident spends an hour every other day on the beach or at a sea-swimming pool. What's happening in your city ?

Thursday, 16 August 2012

PORMENORES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

Se está a mudar de casa, e utiliza diariamente um automóvel, não escolha uma rua com classificação 5 (ou zero) no parâmetro "Estacionamento", a não ser que tenha parqueamento ou box disponível. Evite passar uma eternidade de tempo, ao final do dia, à procura de lugar para estacionar o seu automóvel.

Wednesday, 15 August 2012

A Avenida de Álvares Cabral é uma rua agradável que liga o Largo do Rato ao Jardim da Estrela. Ladeada por passeios com frondosas árvores, é morada de um dos mais prestigiados liceus de Lisboa, o Liceu Pedro Nunes, assim como do Jardim Escola João de Deus. Ao nível comercial as propostas são variadas e passam pela gelataria Artisani, ou pela Hotdog Lovers. E para quem preza o exercício ou apenas estar mais perto da natureza, tem no Jardim da Estrela um dos melhores locais da cidade para apreciar.




Tuesday, 14 August 2012

Já estão disponíveis classificações de algumas ruas em todas as 18 capitais de distrito de Portugal continental. Se vive numa destas cidades, vá a www.streetics.com e classifique as ruas de que mais gosta.

Sunday, 12 August 2012

PORMENORES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA 


Viver numa cidade onde o Sol brilha quase todo o ano faz toda a diferença no nosso bem estar e boa disposição. A famosa luz de Lisboa, por exemplo, é paixão de fotógrafos e arquitectos, e também um dos motivos de alegria dos seus habitantes. Passear à beira rio, e sentar numa esplanada a apreciar o por do Sol, são uma das actividades preferidas dos lisboetas.

Thursday, 9 August 2012

Considere na escolha de uma nova casa, os custos relacionados com transportes (privado ou público) para o local de trabalho, os custos com as deslocações necessárias para fazer as compras do dia a dia, os custos com as deslocações relacionadas com as actividades de lazer preferidas.

Tenha em conta também os Impostos relacionados com a nova casa. Mesmo que esteja a arrendar, o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), está a ser repercutido pelo proprietário no valor da renda.

E embora não seja quantificável em termos monetários, não se esqueça de avaliar o ambiente da rua e da zona que a rodeia, pois é um factor importante para o seu bem estar.

Wednesday, 8 August 2012

Ajude-nos a melhorar a qualidade da nossa informação. Para isso basta inscrever-se no STREETICS, e classificar as ruas que conhece ao nível do "Parqueamento", "Comércio", "Serviços", e "Ambiente".

O conjunto das classificações ("crowdrank") atribuídas pelos utilizadores ("streetics") irá aparecer junto da nossa classificação sempre que uma rua for pesquisada.

Para além da informação disponibilizada para quem consulta o site, permite-nos averiguar sobre desvios que hajam em relação à nossa classificação, que justifiquem reanalisar a mesma.

Monday, 6 August 2012

PORMENORES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

"Segundo artigos científicos recentes, os espaços preenchidos por vegetação frondosa filtram a poluição e capturam partículas minúsculas de sujidade e fuligem : as árvores das ruas podem reduzir as partículas em suspensão  libertadas pelos tubos de escape. As folhas das árvores também bloqueiam a luz solar, criando ilhas de arrefecimento na cidade. Os parques e os jardins são também essenciais para o bem-estar social e psicológico do ser humano. Segundo Frances Kuo, os seres humanos tornam-se criaturas muito diferentes quando não têm acesso a relva e plantas. Na última década, Frances e os seus colegas do Laboratório de Saúde Humana e Paisagem da Universidade de Illinois investigaram os efeitos dos espaços verdes nos comportamentos dos habitantes urbanos. A equipa realizou muitos dos seus estudos nos bairro de habitação social de Chicago, onde extensões áridas de betão reflectem o velho ponto de vista segundo o qual a vegetação é um luxo extravagante que a cidade não pode pagar. Frances e a sua equipa descobriram que as pessoas residentes em edifícios próximos das áreas verdes tinham um espírito comunitário mais apurado e lidavam melhor com as tensões e dificuldades do quotidiano. Eram menos agressivas, menos violentas, atingiam melhores níveis de desempenho em testes de concentração e conseguiam gerir os seus problemas de forma mais eficaz." National Geographic Magazine, Outubro de 2006

Sunday, 5 August 2012

PORMENORES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA


Escolher, para morar, um edifício "Prémio Valmor" é entrar num novo mundo onde a excelência arquitectónica é intemporal. São vários os imóveis onde ainda é possível encontrar um apartamento que fará toda a diferença no seu modo de vida.

Saturday, 4 August 2012

Cafés ? Mercearia ? Supermercado ? Livraria ? Banco ? Metropolitano ?

A subida dos preços do petróleo estão a tornar as deslocações mais caras em todo o mundo. É importante para si estar perto do comércio e serviços ? Não ter de pegar no carro para ir a um local onde possa praticar exercício ? Ter acesso rápido a transportes ?

Com o STREETICS pode obter estas informações ao nível da rua, e tomar uma melhor decisão sobre a zona onde morar.

Friday, 3 August 2012

Costuma-se dizer "casa roubada, trancas à porta". No caso das inundações, estas raramente são foco de atenção por parte das populações, dada a baixa frequência da mesma, felizmente.

No entanto, em algumas zonas o risco existe, e a possibilidade de danos graves em edifícios está documentada em quase todos os países.



Por esse facto decidimos incluir o Risco de Inundação nos factores de avaliação de uma rua, sendo merecedoras de especial atenção, as ruas onde a classificação é diferente de 20 ("Inexistente").

Thursday, 2 August 2012

We began to classify London streets, defining Centrality from Trafalgar Square.

Wednesday, 1 August 2012


Se define las Puertas del Sol como el centro de Madrid, partir de la cual se asigna el valor de la centralidad de las calles de la ciudad.

 Aquí se encuentra el denominado Kilómetro Cero de las carreteras radiales españolas.