Tuesday, 31 July 2012

A percepção da qualidade de uma zona quando se está à procura de uma nova casa é uma informação fundamental para tomar uma decisão acertada. Perante duas casas semelhantes, com preços semelhantes, fazem toda a diferença pormenores como a facilidade em estacionar, os transportes ou o ambiente.

Nos últimos anos aumentou a mobilidade entre zonas e cidades, sendo habitual mudar para um local que não conhecemos, apenas porque tem aquela casa que está no primeiro lugar das preferências. Nessa altura, se não temos um amigo que conheça a zona, não temos forma de obter um opinião imparcial sobre o local, nomeadamente sobre os parâmetros que são mais importantes

Através do STREETICS pode obter a nossa opinião isenta acerca das ruas das principais cidades em Portugal, e assim ter na sua posse a informação que lhe permite tomar uma melhor decisão, tendo sempre em conta os parâmetros mais importantes para sí.

Pode igualmente saber qual a opinião dos nossos utilizadores, como termo de comparação. E no final, quando já conhecer a zona escolhida, também deve dar a sua opinião e contribuir para o desenvolvimento da nossa plataforma.

Saturday, 28 July 2012

O Beco do Azinhal é um pequeno recanto de Alfama, morada do Restaurante Lautasco. Para quem aprecia o ambiente típico, onde os vizinhos sabem o nome uns dos outros, e quase é possível deixar a porta de casa aberta, este é um dos locais a considerar.


Perto do Largo do Chafariz de Dentro, mas longe da agitação, representa bem o que é Alfama, com o seu carácter único e pessoas genuínas.

Friday, 27 July 2012

PORMENORES PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

Escolher uma rua vibrante de pequeno comércio, pode fazer toda a diferença. Uma mercearia onde ainda sabem o nosso nome, uma Padaria onde comprar pão fresco pela manhã, uma livraria independente que nos aconselha sobre as novidades, uma loja de produtos gourmet, para brilhar no próximo jantar lá em casa, uma florista onde se vai nem que seja só para sentir o aroma das flores, e o inevitável café, local de momentos descontraídos com os amigos, onde os bolos são uma perdição.

Thursday, 26 July 2012

A Centralidade e o Ambiente são os factores melhor classificados na Rua Pinheiro Chagas.

Perto de tudo mas sem a confusão de outras artérias, esta rua destaca-se pelas suas frondosas árvores que acalmam o calor nos dias de Verão.

Embora não tenha transportes na própria rua, está a 5 minutos a pé de 3 linhas de Metro (Amarela, Azul e Vermelha), assim como de uma série de carreira de autocarro que passam nas proximidades.

E se lhe apetecer usufruir de um ambiente em contacto com a natureza, a proximidade dos Jardins da Gulbenkian, é a solução ideial.

Esta localização privilegiada tem os seus custos, que se traduzem no elevado preço dos imóveis, e do valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Tuesday, 24 July 2012

Uma das funcionalidades da nossa plataforma permite que qualquer pessoa classifique em 4 parâmetros (Estacionamento, Comércio, Serviços e Ambiente) as ruas que conhece nas 18 capitais de distrito de Portugal continental, e também em Madrid, Londres, Manchester e Liverpool.

É uma informação muito importante pois serve de comparação com a nossa classificação.

Todos os utilizadores podem numa determinada rua, comparar a classificação atribuída pelo STREETICS e a classificação atribuída pelos utilizadores.

Para isso basta inscrever-se com o seu mail ou o perfil Facebook, seleccionar a rua que pretende classificar, e atribuir o seu valor a cada um dos parâmetros.

Monday, 23 July 2012

A Rua da Imprensa à Estrela é uma rua relativamente discreta e sossegada, mais conhecida por ser a porta de entrada para o Palácio de São Bento, residência oficial do Primeiro Ministro.

Caracteriza-se por belos edifícios de diversas épocas e estilos , e pelo agradável jardim, onde um parque infantil permite que as crianças brinquem em segurança.



É ainda morada de uma das mais interessantes lojas de decoração do país - Poeira - um projecto da designer de interiores Mónica Penaguião.

Sunday, 22 July 2012

O Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido como Jardim da Estrela, é um dos locais mais agradáveis da cidade para passar umas horas a descansar. Os seus 4,6 ha de vegetação luxuriante e relvados bem cuidados, são hoje frequentemente aproveitados por jovens e menos jovens que apreciam a calma e a serenidade que é transmitida neste espaço.

Ao fim de semana, várias iniciativas dinamizam o local, como por exemplo o "Out Jazz", evento musical que decorre no mês de Maio, a feira de antiguidades, ou a feira de artesanato (1º Domingo do mês).



No quiosque transformado em biblioteca pode pedir um livro ou um jornal do dia, e aproveitar uma sombra, para por a leitura em dia.

Saturday, 21 July 2012

Quais as melhores ruas de Madrid para viver ? O que pensa sobre a Calle Serrano ? Gosta de passear na Gran Via ?

Dê a sua opinião na nossa plataforma de classificação de ruas, e ajude-nos a cumprir a nossa missão : Classificar todas as ruas de todas as cidades em todo o mundo.


Obrigado

Friday, 20 July 2012

COMO É QUE AS AUTARQUIAS PODEM MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA NAS SUAS FREGUESIAS ?

Pequenos gestos podem significar muito para a qualidade de vida numa freguesia, com evidentes benefícios quer a nível pessoal, quer no trabalho, quer em toda a comunidade.

Por exemplo a plantação de árvores ou arbustos, inexistentes em inúmeras ruas, potencia a melhoria da qualidade do ar, alivia o calor nos meses mais quentes, e tem um efeito calmante nas populações.

Criar condições para que as pessoas privilegiem andar a pé nas pequenas deslocações é também uma forma de diminuir a poluição e melhorar a saúde cardio-vascular.

Estar mais próximo das populações aumenta o sentido de comunidade, tão importante para o bem estar  e a auto-estima. Quantos de nós conhecemos o presidente da junta de freguesia do local onde moramos ou trabalhamos ?

Queremos lançar hoje um desafio aos autarcas da capital.

Sendo 3,88 em 20, o valor médio do parâmetro "Áreas Verdes", na cidade de Lisboa, desafiamos a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia, a contribuírem para que este valor chegue a 5, até ao final do ano. Se todas as Juntas se esforçarem para que não haja uma única rua sem árvores ou arbustos, seguramente atingiremos este objectivo. O STREETICS estará atento, e terá todo o gosto em festejar o sucesso da iniciativa.

Thursday, 19 July 2012

Estamos a classificar a freguesia de São Vicente, em Braga.

No site da Junta de Freguesia lê-se o seguinte acerca da sua história : "A parte mais preciosa da História da freguesia de S. Vicente estará, todavia, gravada numa pedra da igreja paroquial. Melhor, estará registada numa das suas cartelas (pedras lapidares de fachada). Nela se gravou o ano de 618 como data do aparecimento de um templo naquele local e que terá sido dedicado ao mártir São Vicente, orago da freguesia. Em tal pedra está escrito : “Aqui descansa Remismuera desde o primeiro de Maio de 618, dia de segunda-feira, em paz, amén”."
 

Wednesday, 18 July 2012

A Rua do Arco a São Mamede, liga a Rua da Escola Politécnica à Rua de São Bento. É uma típica rua da zona do Príncipe Real, com edifícios dotados de pormenores arquitectónicos deliciosos, alguns deles recuperados, dotando o local de alguma oferta imobiliária. É uma rua calma apesar da "vizinhança" mais agitada, permitindo usufruir do sossego do bairro, estando perto do comércio de "São Bento" e Príncipe Real. 

Um pormenor é a passagem por debaixo do arco do aqueduto, que levava a água à zona perto da Assembleia da República, onde antes existia o Arco de São Bento (actualmente na Praça de Espanha). 






Tuesday, 17 July 2012


Quais as melhores ruas para viver em Londres ? Os streetics locais estão-nos a ajudar a encontrar as respostas.

Monday, 16 July 2012

Faz hoje um mês que lançámos o Streetics, projecto inovador a nível mundial, que visa atribuir uma classificação (StreetRank) às ruas das cidades.

Primeiro apenas em Lisboa, já com a classificação de cerca de 1800 ruas da cidade completa, e com a classificação das ruas de Porto e Braga a decorrer, abrimos passados alguns dias as restantes 17 capitais de Distrito à classificação dos utilizadores – streetics – para que estes em relação a 4 parâmetros nos digam o que pensam das ruas que conhecem (CrowdRank).

É para nós muito importante comparar a nossa avaliação com a dos streetics validando assim o alinhamento dos parâmetros.

Para validar a aceitação internacional da nossa ideia, avançamos já para o Reino Unido (Londres, Manchester e Liverpool) e Espanha (Madrid).

Mais de 200 streetics, 3500 street views, 10000 page views e 21300 pesquisas são números que nos deixam satisfeitos depois deste primeiro mês.  

Face a este sucesso, estamos a desenvolver novas funcionalidades, não só para os utilizadores particulares, mas também para as empresas, com as quais poderão tirar partido do crescimento do STREETICS.

Em breve daremos notícias sobre estas novidades.

Friday, 13 July 2012

O Parque do Bonfim é a referência da cidade de Setúbal em termos de espaços verdes. Embora os primórdios do parque remontem ao séc. XVI por obra D'el Rei D. Manuel I, o espaço actual, com cerca de 4 ha é um projecto dos anos 60. Nele foram registadas 40 espécies diferentes de árvores com destaque para um exemplar de "pinheiro buni".




É o local preferido dos habitantes da cidade para a práctica de exercício, para brincar com as crianças, ou apenas para fugir aos dias de calor.

Thursday, 12 July 2012

Wednesday, 11 July 2012


A Praça das Amoreiras é seguramente um dos locais mais agradáveis de Lisboa para viver. Com o seu frondoso jardim, o parque infantil, o quiosque onde é possível tomar um refresco, e o encanto do Aqueduto das Águas Livres, tem a preferência de quem privilegia o Ambiente e os Espaços Verdes, nas suas escolhas diárias. Em termos culturais, a Fundação Vieira da Silva-Arpad Szenes e a "Mãe de Água" são espaços de eleição. E quanto à gastronomia, os vizinhos "Casa da Comida", o "La Trattoria", o "Mezzaluna" e o "Las Brasitas" não deixam ninguém indiferente.

Tuesday, 10 July 2012



A Praça das Flores destaca-se pelo seu pequeno, mas acolhedor jardim, onde as crianças podem brincar, e os adultos descansar um pouco nos dias de maior calor. Tem esplanadas, perfeitas para estar com os amigos, ou apenas ler um livro, enquanto se toma o pequeno almoço. No "Wu Xing Care Center", um ambiente tranquilo e programas personalizados permitem readquirir o equilíbrio energético vital. Tal como na restante zona do "Príncipe Real", existe alguma oferta imobiliária, ao nível de edifícios recuperados, o que é perfeito para quem procura um local com um ambiente muito agradável. Destaque ainda para alguns excelentes restaurantes na zona como o "Nova Mesa", a "Charcutaria Francesa", o "Gemelli" ou o "Café de São Bento".

Monday, 9 July 2012

A Rua de São Bento integra 5 freguesias - Lapa, Mercês, Santa Catarina, Santa Isabel e São Mamede. Apesar desta diversidade administrativa, a rua caracteriza-se de um modo uniforme por bonitos edifícios antigos, alguns deles recuperados, permitindo, por exemplo, viver num antigo palácio, mesmo ao lado da Casa-Museu Amália Rodrigues. É hoje um local com uma vasta oferta imobiliária, para quem privilegia uma certa "nobreza" ao nível arquitectónico.

É também a rua dos antiquários, que uma vez por ano organizam a iniciativa "Noites de São Bento", estando as lojas abertas até à meia noite.




Mesmo junto à Assembleia da República, um pequeno jardim convida ao descanso, especialmente nos dias de calor. E se aprecia fazer exercício, está perto do fantástico Jardim da Estrela, um dos mais agradáveis da cidade.

Sunday, 8 July 2012

3,88 é o valor médio do parâmetro "Áreas Verdes", na cidade de Lisboa. Reflecte o facto de muitas ruas não possuírem sequer uma árvore, que permita "aliviar" a poluição. Apesar de alguns espaços extraordinários como o P.N. de Monsanto, o Parque Eduardo VII, o Vale do Silêncio, o Jardim Botânico na Ajuda e na Rua da Escola Politécnica, ou o Jardim da Tapada das Necessidades, seria importante aumentar os valores deste parâmetro, como uma das soluções para um urbanismo mais sustentável.

Friday, 6 July 2012

Valorize os parâmetros que são mais importantes para si, em detrimento da média final da rua. Se é importante poder praticar exercício ao pé de casa, então procure as ruas mais bem classificadas a esse nível ("Exercício Seguro").   Se é importante a rede de transportes, deverá focar-se nas ruas com classificação 16 ou 20 nesse parâmetro ("Transportes").

Um Coeficiente de Localização com uma pontuação baixa, significa que o imposto (IMI) sobre os imóveis será tendencialmente mais elevado. No entanto, também pode significar uma melhor qualidade da zona onde está inserido. Esta percepção da qualidade também é obtida com o parâmetro "Ambiente", que quanto mais elevado, melhor.

Thursday, 5 July 2012

As freguesias de São Francisco Xavier (10,63) e Santa Maria dos Olivais (9,44), são as ideais para quem procura um local onde pode fazer exercício em segurança. A existência de espaços verdes envolvendo as diversas ruas ou o facto destas terem tráfego reduzido, potenciam a prática de jogging, de ciclismo, entre outros desportos, em segurança. Destacamos logo de seguida Santa Maria de Belém (8,36) e Benfica (8,24).

Wednesday, 4 July 2012

A Praça Duque de Saldanha é o centro a partir do qual classificamos a centralidade de todas as ruas de Lisboa.

Destaca-se ao nível do comércio e serviços, com 2 centros comerciais - Monumental e Atrium Saldanha - assim como ao nível dos transportes, com acesso a várias carreiras de autocarro e duas linhas de Metro (Vermelha e Amarela).

Tuesday, 3 July 2012

São Francisco Xavier (12,32) e Santa Maria de Belém (11,98) são as freguesias de Lisboa com melhor média ao nível do parâmetro "Estacionamento", assegurando aos moradores um grande número de ruas onde não é difícil estacionar um automóvel. Em relação às freguesias mais centrais, destacamos as freguesias de São João (9,2) e São João de Brito (8,929).

Monday, 2 July 2012

A Avenida 5 de Outubro é perfeita para quem aprecia a vida cosmopolita. Com uma oferta completa ao nível do comércio e serviços, pode começar por visitar o oásis de tranquilidade que é o Spatitude, ou pelo verdadeiro santuário que é o L'Espace Santé Beauté, seguido pelo prazer que proporciona a seleccão de flores na Monceau Fleurs. A hora de almoço pode variar entre o japonês Samurai, o italiano Buona Bocca, ou o peixe fresco do Clube do Peixe. De seguida encontra o que necessita para a renovação da sua Sala na Arboretto, e aproveita as promoções da Viva em acessórios de cozinha.


A oferta imobiliária é vasta, quer ao nível habitacional, quer ao nível comercial ou de escritórios. Neste momento vários edifícios estão em construção ou remodelação, bastando visitar os sites do sector para conhecer a oferta de imóveis novos e usados.

Esta avenida dinâmica que durante o dia atrai milhares de pessoas, transforma-se num local agradavelmente calmo ao final da tarde, onde é relativamente fácil estacionar. E em Maio, quando florescem os jacarandás, o espectáculo visual em tons lilazes, não deixa ninguém indiferente.

Sunday, 1 July 2012

6,32 é o valor médio do parâmetro "Estacionamento" na cidade de Lisboa, o que reflecte a dificuldade que existe actualmente em estacionar um automóvel na maioria das ruas da cidade.